sexta-feira, 6 de setembro de 2013

VALEU A PENA

1

Flávio Passos

[...] há um certo prazer até no funeral e suas lamentações. Indiscutivelmente a tristeza está presente pela perda da pessoa, mas experimenta-se um certo prazer, graças à memória, em recordá-la e vê-la diante de nós em meio aos efeitos de sua vida. (Aristóteles)

Falar sobre a morte de alguém querido é algo que sei pouco, talvez pela quase nenhuma experiência que tenho. Porém, é algo que me deixa muito curioso.
Alguns dizem que do pó viestes ao pó retornarás, outros falam que, após a morte, reencarnamos no corpo de outra pessoa, além disso, há os que afirmam existir o céu e o inferno. Ah, o inferno! O reino do Deus Hades e sua esposa Perséfone, deusa da fertilidade, para onde vão as almas dos mortos depois de seguirem viagem com o barqueiro Caronte pelas águas dos rios Estige e Aqueronte.
Independente do local para onde vão os recém-mortos, como será que fica quem realmente amava alguém que se foi? Acredito que seja uma dor inconsolável e torturante, que perdura durante muito tempo. Saber que não se verá mais aquela pessoa, não se sentirá mais seu cheiro, não se poderá mais tocá-la, beijá-la...

Talvez seja como terminar um relacionamento contra sua vontade. Você tinha todos os momentos a pessoa ao seu lado, riam, choravam, brigavam, faziam as pazes, dormiam juntos, faziam planos para o futuro, e tudo fora interrompido. A vida passa a não ter mais sentido, sente-se dividido, fica faltando uma parte que foi embora e que não vai voltar mais.
No entanto, essa dor gera as lembranças dos momentos em que essas pessoas foram felizes, e eu acho, tal como disse Aristóteles, que a melhor coisa a fazer, nessa situação, é recordar o passado e sentir que tudo que foi vivido valeu a pena.


1. À esquerda, Cronos, deus do Tempo, segundo a Mitologia Grega. À direita, Fukurokuju, deus da Felicidade, da longevidade e da boa sorte, segundo a Mitologia Japonesa. 




Um comentário: