sábado, 6 de abril de 2013

CAMINHOS






Flávio Passos


Eu voltava para casa, depois de sair da academia, numa quinta-feira, véspera de sexta-feira da paixão. Nesse dia, malhei os membros inferiores e, como sempre, após o treino, senti minhas pernas duras e trêmulas. Acontece que, no caminho, bati um pé no outro e acabei caindo no chão ainda aguado pela chuva da noite anterior. Na minha frente passava uma senhora segurando a mão de uma criancinha de no máximo dois anos. Os passos da mulher eram tão largos que a pobre criança mal conseguia acompanhar aquela que devia ser sua vó.
Sentei-me na quina da calçada suja para me recompor e fiquei a observar as duas criaturas que continuavam andar para o horizonte. Imaginei como o caminhar é simples. Basta apenas colocar uma perna na frente e em seguida a outra, e esse movimento nos faz chegar a lugares infinitos. Basta apenas saber caminhar. No entanto, algumas vezes, somos forçados a caminhar até lugares que não são escolhidos por nós. Basta lembrar Jesus Cristo, que foi obrigado a carregar uma cruz enorme em suas costas por entre ruas esburacadas até o caminho de sua morte.
Pensando bem, caminhar não é tão fácil assim, em se tratando de alguém que nunca fez ou esqueceu como se fazem esses movimentos. Há quem prefira viver assim, deixando que os outros guiem seus caminhos, andando com a ajuda de um guia, sem nunca se importar em escolher para onde ir.
Eu prefiro escolher meu caminho sozinho, mesmo tropeçando e me arrebentando no chão duro. Prefiro errar o caminho e acertar da próxima vez, sem precisar da ajuda de GPS... Prefiro, ainda, estar diante de vários caminhos tendo que escolher apenas um do que ser guiado para o caminho “certo”.
Levantei de cabeça erguida e mesmo com certo orgulho de ter tropeçado, segui direto para casa, com passos seguros.

Um comentário:

  1. É verdade, Flávio. Muitas vezes é necessário comtemplarmos nossos passos pela estrada da vida e percebermos que só com nossa força o caminho se construirá mais firme e mais leve. Beijos.

    ResponderExcluir