sexta-feira, 21 de junho de 2013

LEALDADE E RESPEITO



Flávio Passos

Lembro-me como se fosse ontem: seus pulos e latidos de alegria ao me ver chegando a casa, pelo branco e macio, olhos negros e brilhantes, dentes fortes e cândidos como leite. É você, Cristal. Minha pequena que me protege até daqueles que me querem bem, minha anja protetora, minha amiga leal, minha companheira eterna.
Cristal era assim: doce, vaidosa, meiga, brava e sensível. Adorava um colinho e balanços na rede. Os pelos cobrindo os olhos eram seu charme, odiava quando era tosada e não se importava de passar horas e horas sendo penteada após o banho, pois tudo isso a fazia sentir-se feliz e realizada por estar perto do seu dono que a amava tanto quanto ela.
Ela cresceu assim: sendo paparicada por todos, mas era seu dono a única pessoa a quem ela obedecia. Essa lealdade fez com que surgisse uma ligação muito forte entre eles, talvez eles se conhecessem de vidas passadas, ou, quem sabe, Cristal achasse que fosse um humano, ou, simplesmente, fosse apenas o poder da lealdade entre um cachorro e seu dono.
A lealdade que, creio eu, só exista entre essas duas espécies distintas, já que o ser humano é dotado de certos defeitos que, na maioria das vezes, impedem a lealdade a outro ser humano. Creio ainda que a lealdade seja a incapacidade de pensar mal ou agir de forma desonesta, e o cão é um ser ingênuo que pensa e age como se tudo fosse uma grande brincadeira de “pegar a bolinha”.
Talvez sejam a lealdade e a ingenuidade que faltem aos seres humanos para que se tornem uma raça com menos rancor, cólera, ódio e passem a ser uma raça dotada de alegrias, fidelidade, amor, felicidade, compreensão. Talvez, dessa forma, o mundo mude, as pessoas deem mais valor aos seus iguais, se respeitem, e, acima de tudo, se amem, espelhando-se no amor que sentem os animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário