sexta-feira, 22 de março de 2013

CAFÉ DA MANHÃ




Flávio Passos

Segunda-feira, cinco horas da manhã. Acordo, tomo banho e vou trabalhar. Como sempre, saio sem tomar meu café da manhã (e mamãe sempre diz que essa é a refeição mais importante do dia, pois sua função é repor as energias perdidas durante a noite).
Saindo de casa, vou para o ponto de ônibus, que fica na famosa Praça da Igreja Matriz. Enquanto espero a chegada do ônibus, avisto uma família de desabrigados que forma um grupo de sete pessoas: um homem, uma mulher e cinco crianças. Acredito que os adultos sejam os pais daqueles pequenos. A mais velha dentre as crianças deve ter no máximo dez anos. É a única acordada e chora muito. Ela está sentada sobre um papelão sujo ao lado de seus irmãos deitados espremidos um atrás do outro como sardinhas dentro da lata. Ela fala para a mãe que sua barriga dói muito. A mãe, com um bebê no colo, manda a pequena voltar a dormir, pois, dessa forma, a barriguinha vai parar de doer.
Meu ônibus chega, subo, e me aconchego em uma poltrona. Ainda com a cena familiar na cabeça, constato a importância do café da manhã de que mamãe sempre fala. Ele é essencial para o nosso dia pelo poder que tem de repor as energias que perdemos durante o sono. Porém, tal como a família me fez ver, algumas pessoas não têm o direito de repor suas energias pela manhã, não por optarem por não se alimentar, mas sim pela miséria em que vivem e que passam a carregar nas costas assim que são jogadas dentro desse mundo tão desigual. Essas pessoas não precisam de uma “esmola” mensal para que seja extinta a fome, esse mal que a humanidade ainda segura pela mão. Precisam, sim, de oportunidades. E a nós compete quebrar essas divisórias que forma a desigualdade social, destruí-las como foi feito com o Muro de Berlim e construir um mundo melhor combatendo os salmões que impedem a felicidade dessas indefesas sardinhas.
A partir desse dia, não saio de casa sem tomar meu saboroso café da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário